A importância de participar dos treinamentos oferecidos pela franqueadora

out 30, 2023

Confiras 6 respostas para as principais perguntas sobre o assunto

Um conjunto de capacitações. Assim podem ser descritos os treinamentos oferecidos pela Clube Morena Rosa. E não são capacitações aleatórias. Cada treinamento traz conteúdos estratégicos para alavancar os negócios e melhorar a visibilidade das lojas franqueadas. Tudo é feito pela franqueadora especialmente para o franqueado.

Portanto, para que você compreenda melhor a importância de o franqueado participar de todos os treinamentos oferecidos pela franqueadora, selecionamos as principais dúvidas sobre o assunto, juntamente com as respostas.

Aproveite o conteúdo!

1. Qual é o principal objetivo dos treinamentos?

Os treinamentos acontecem para diversas finalidades, mas a principal delas é garantir a padronização das atividades da franquia e a qualidade dos serviços prestados em cada unidade. Ou seja, tais encontros tendem a preparar o franqueado para executar as atividades diárias do negócio conforme os moldes definidos pela rede e que lhe foram repassados na assinatura do contrato.

2. Os treinamentos estão descritos em alguma lei?

Sim. A Lei das Franquias (n° 13.966/19) prevê a prática dos treinamentos, que devem ser oferecidos pelo franqueador ao franqueado. Logo, podemos dizer que se a Lei existe é porque a atividade é fundamental para os negócios no franchising. A propósito, a mesma Lei indica como essencial o suporte, a supervisão das redes, serviços, incorporação de soluções tecnológicas, manuais, capacitações, etc.

3. Quais problemas podem ser gerados caso o franqueado se negue a participar dos treinamentos?

Infelizmente, pode acontecer de um franqueado não querer participar das capacitações. Por diversos motivos. No entanto, ele pode enfrentar uma série de problemas devido a isso. Entre eles, a despadronização do negócio quanto à marca. Também as equipes podem sofrer com a falta de compromisso, ficando desatualizadas acerca do mercado e atendimento ao público. Tudo isso pode trazer baixa produtividade e queda no desempenho financeiro da loja.

4. O que os treinamentos garantem?

Além da padronização do atendimento ao público, eles atestam a padronização dos processos internos do negócio. São os treinamentos que podem difundir a cultura da marca entre os funcionários da loja e criar conexão entre o time de vendas com o público. Tudo isso favorece a rentabilidade da unidade franqueada e o sucesso da marca de maneira geral. Os treinamentos alinham os padrões de qualidade da franquia aos produtos e serviços oferecidos nas lojas.

5. Normalmente, como os treinamentos acontecem?

Os treinamentos acontecem em diversos formatos: por meio de cursos, workshops, palestras e capacitações. Eles podem acontecer presencialmente ou virtualmente. Quem ministra é sempre algum especialista determinado pela franqueadora, que o escolherá conforme o foco do treinamento.

6. Em que etapa do negócio eles acontecem?

Como a ideia é replicar os processos e padrões da franquia ao franqueado, mas também reciclar e aprimorar os conceitos, os treinamentos podem acontecer no início das atividades de uma loja e/ou após algum tempo dela no mercado. Inclusive, os treinamentos são denominados como inicial, para motivação das equipes, para as vendas e atendimento ao cliente e de reciclagem.

O importante é proporcionar uma jornada excelente ao negócio do franqueado. A propósito, este é o objetivo da Clube Morena Rosa como franqueadora. Portanto, participar de todas as capacitações oferecidas é primordial para o sucesso do negócio.

E você, tem alguma dúvida em relação aos treinamentos? Compartilhe conosco!

E conheça nosso modelo de franquia, acessando nosso site: https://franquia.clubemorenarosa.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de
nossas atualizações?

Assina nossa news

Postagens Recentes