O relacionamento entre franqueador e franqueado consiste num interesse mútuo entre ambos: fortalecer a marca e melhorar os negócios. Esta é a alma do contrato firmado entre a franquia e o investidor. Esta parceria é definida pelas obrigações e responsabilidades que cada um deve desempenhar, diante do sistema de franchising.
Mas, o que isso quer dizer? A Clube Morena Rosa faz questão de explicar! Ao longo das atividades contratuais exercidas por franqueadora e franqueado, os dois lados devem seguir planos e ações, regras e orientações em prol do crescimento da marca.
Cabe a ambos a condição de atuar e se estabelecer de maneira positiva e bem-sucedida no mercado em favor de um mesmo crescimento. Afinal, é esse interesse que fortalece as operações e os resultados.
Para dar sustentação a toda essa teoria, é necessário que tanto o franqueado quanto o franqueador cumpram com certas responsabilidades. Quais são elas?
Continue a leitura e descubra!
Deveres do franqueador
O desempenho da empresa franqueadora é fundamental para que as unidades franqueadas sigam os padrões estabelecidos, bem como os processos criados para que a franquia seja eficiente. Suas principais obrigações estão a seguir.
O franqueador deve participar na escolha do ponto onde a loja será implantada. Com isso, ele evita falhas na padronização. Além disso, é imprescindível que acompanhe de perto a operação de cada unidade, de modo que tudo seja executado conforme o que foi acordado.
Uma outra responsabilidade da rede é com relação aos treinamentos. O franqueador tem como obrigação repassar todos os parâmetros e processos da marca para integrar a operação das unidades.
É preciso ter em vista que, caso a franquia não ofereça esse suporte, o funcionamento da loja não acontecerá conforme o esperado. O treinamento oferecido deve ser o mais apropriado possível.
Para que cada unidade tenha o melhor suporte, é preciso que a rede tenha as ações de marketing alinhadas. Essa responsabilidade, aliás, é do franqueador. Isso inclui campanhas, embalagens, logotipo, slogan, cores etc.
Já as ações locais podem ficar a cargo dos próprios franqueados. No entanto, sempre sob orientação da franqueadora. Entre as ações, destaque para panfletagem, campanhas locais, cadastros de clientes, entre outras.
Não é uma lei, mas é quase uma regra. O franqueador tem como responsabilidade fornecer suporte ao franqueado. Além disso, tudo o que for oferecido como apoio deverá constar na COF (Circular de Oferta de Franquia). É importante documentar cada ação a ser desenvolvida para que o franqueado esteja a par do que tem direito neste sentido.
Além das demais responsabilidades, fica a cargo do franqueador desenvolver produtos e serviços, destacar a marca da concorrência, atualizar o sistema, buscar novas alternativas e parcerias, homologar fornecedores, entre outros fatores.
Responsabilidades do franqueado
O franqueado também tem suas funções a partir de quando firma contrato com uma franquia. Ele deve desempenhar uma série de atividades, as quais estão listadas a seguir.
É essencial que o franqueado compreenda exatamente os termos fixados no contrato de franquia antes de assiná-lo. Depois disso, ele deve cumprir todas as cláusulas descritas pelo franqueador. A propósito, o contrato tem como finalidade assegurar os interesses de ambas as partes. Portanto, deve ser respeitado.
O franqueado deve coordenar a equipe da loja e as atividades do negócio, de modo a manter a padronização conforme o que foi definido pela franquia. Todos os colaboradores devem estar conectados aos valores da marca. E essa responsabilidade é do franqueado, que deverá passar ao time a missão e a visão do negócio também.
Além disso, as atividades exercidas na loja devem ser realizadas conforme o que é sugerido pelo franqueador, de modo que o franqueado esteja sempre atualizado quanto às implementações das novas práticas.
Por falar em padrões, é preciso segui-los. O franqueado tem como obrigação respeitar a padronização da franquia e compreender que optou por um negócio escalonável, cujo sucesso e consolidação já existem, mas devem ser aperfeiçoados.
O foco nos resultados também deve estar no radar do franqueado, uma vez que eles serão um termômetro para avaliar a gestão da unidade e se tudo está sendo feito conforme o que foi determinado. Dessa forma, é possível ainda aprimorar a administração e alcançar as melhores metas.
Relacionamento com o franqueador
O franqueado deve investir também no bom relacionamento com o franqueador. Esse contato é fundamental para que ambos possam pensar juntos nas melhores medidas e técnicas em favor da marca.
Trata-se de uma troca valiosa de informações. Conforme falamos anteriormente, um exemplo são as ações de marketing. O franqueador desenvolve as estratégias gerais, mas o franqueado contribui com a aplicação de cada uma e também com o desenvolvimento de ações pontuais.
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