Dicas da Clube Morena Rosa sobre como encantar o consumidor final

out 20, 2023

Superar as expectativas é o primeiro passo

Independentemente do tipo de negócio, é fundamental saber como encantar o consumidor final, uma vez que ele é a principal razão de existência do negócio. É isso que gera fidelização. No entanto, tudo depende da experiência de compra proporcionada e de como a loja costuma gerir as suas atividades e equipe de vendas.

Mas, e no caso das lojas franqueadas como as da Clube Morena Rosa? Isso é necessário? Sim, com certeza. É imprescindível aplicar algumas técnicas, de modo a reter os clientes e aumentar o faturamento. Tudo isso significa que o franqueado deve saber como atender as expectativas do público-alvo e ainda surpreendê-lo.

Algumas dicas podem ajudar. São atitudes simples, mas que fazem muita diferença.

Antes de tudo é essencial criar uma cultura organizacional da própria loja, com foco no atendimento ao cliente, de modo que ele seja excelente. Alguns fatores sustentam esse conceito: atendimento humanizado, interação, empatia, etc. Esta soma proporciona as melhores experiências aos clientes e ainda garante sustentabilidade ao negócio.

A Clube Morena Rosa reuniu algumas sugestões para encantar o consumidor final na sua loja franqueada. Confira!

Conheça as suas clientes

Encantar o público não significa apenas ser educado e prestativo o tempo todo. Claro que isso conta, mas não é o suficiente. É preciso conhecer a cliente e saber como ela realmente deseja ser atendida.

Para isso, é necessário observá-la de alguma maneira – seja pessoalmente, nas visitas à loja, conversando de assuntos variados, etc. Todo mundo tem uma linguagem corporal. Vale ficar atento ao que a cliente sugere. As pesquisas de satisfação também podem ajudar.

Mostre interesse

Todo mundo gosta de se sentir especial. Quando a cliente sente que a loja “adivinha seus pensamentos”, ela tende a voltar, porque se sentiu especial. Além de conhecer a cliente, é preciso mostrar isso a ela. Deixe o público saber que a loja se importa com cada uma que passa pela porta e que deseja muito ajudar.

Algumas frases são úteis, neste sentido, como:

1. “Lembra daquela sua sugestão? Foi muito útil”.

2. “A nova coleção trabalha a sua cor preferida”.

3. “Está aqui o café. Puro, como vocês gosta”.

Deixe todas muito à vontade

Não tem nada pior do que entrar numa loja e não se sentir à vontade, não é mesmo? Uma equipe de vendas não pode ficar “cheia de dedos” ao interagir com suas clientes, e sim, acolhê-las.

Quebre o gelo e aproveite todo o conhecimento que tem acerca da cliente. Pergunte se está tudo bem, ou entre em algum assunto que possa agradá-la. As pessoas gostam muito dessa interação, a qual ajuda, inclusive, no momento da decisão de compra.

Mas, lembre-se: evite assuntos polêmicos. E use seu “feeling” para que a cliente não se sinta invadida. Crie a melhor sintonia possível.

Passe confiança

Mostrar à cliente que ela é importante para a loja pode gerar uma ótima conexão. Mas, para agradar ainda mais, é importante passar confiança a ela. Não crie informações insustentáveis. Responda exatamente o que a cliente quer saber e seja honesto com ela. O ideal é mostrar lealdade.

Supere as expectativas

Conforme falamos inicialmente, encantar a cliente significa superar expectativas. Para isso, é imprescindível criar experiências que fiquem na memória de quem visita a loja. Além de se sentir satisfeita, a cliente saberá a hora de voltar.

Essas experiências podem ser momentos de descontração, uma bebida diferenciada, brindes, presentes em datas especiais, etc. Ou seja, surpresas que as pessoas dificilmente irão esquecer.

Crie relacionamentos

Depois de agradar a cliente de todas as maneiras, é preciso manter esse relacionamento com ela. Para isso, é preciso inovar sempre. Ou seja, entrar em contato quando novos produtos estiverem disponíveis, ser criativo na apresentação e ser sempre muito prestativo. Manter o contato é primordial para mostrar que a loja conhece o seu público e o quão importante ele é.

Encantar, enfim, é ir além do esperado, é fazer mais do que o combinado e criar uma relação verdadeira com as clientes, para que elas se tornem fiéis à marca e sejam uma espécie de embaixadoras da filosofia e do conceito Clube Morena Rosa. É a chave do sucesso para o franqueado!

Conheça nosso modelo de franquia e se encante também pela nossa marca: https://franquia.clubemorenarosa.com.br/seja-um-franqueado