Os custos que você deve considerar na escolha de uma franquia

out 19, 2023

Tudo deve entrar detalhadamente no plano financeiro do franqueado,

de modo a ter pleno controle e o êxito dos negócios

O empreendedor que deseja se tornar um franqueado deve considerar alguns custos para o investimento. Ter em mãos todo o know-how de uma marca consolidada para trabalhar é uma vantagem que deve ser cercada por um bom planejamento.

É fundamental que todas as informações sobre isso sejam obtidas no momento da escolha da marca. Durante toda a operação de um negócio, os gastos se fazem presentes. A vantagem do franchising, no entanto, é que eles podem ser previstos.

Nem todas as franquias cobram as mesmas taxas, mas algumas são mais comuns entre as principais redes. Todos os custos estão previstos em lei, entre os quais, a taxa de franquia, a de publicidade, entre outros.

A Clube Morena Rosa é uma franqueadora que não cobra a taxa de Royalties. E preparou este conteúdo para que você saiba o que deve ser considerado. Continue lendo!

Taxa de franquia

A taxa de franquia é um dos principais valores a serem considerados na abertura de uma unidade franqueada. É importante saber que esse valor é cobrado apenas uma vez – no momento da obtenção do direito ao uso da marca.

Esse custo varia de marca para marca, mas, na maioria das vezes, ele inclui alguns benefícios ao franqueado, entre os quais treinamentos teórico e prático, suporte técnico e a expertise dos profissionais da rede.

A partir do pagamento da taxa de franquia, o investidor tem acesso às ferramentas de negócios da rede escolhida, seu know-how de mercado e também aos padrões de qualidade da marca já aprovados pelo público.

Marketing

A franquia é responsável pelo marketing de toda a rede, em benefício a todas as unidades. Logo, é comum que o franqueado tenha que arcar com a taxa de propaganda. Esse valor será fundamental para que a marca atraia novos clientes e fidelize os antigos. O mais comum é que ele seja cobrado mensalmente.

Já o valor gira em torno de 2% a 5% do faturamento da loja. Assim como acontece com os royalties, esse custo também pode ser fixo se a marca assim preferir.

Renovação de contrato

Assim como acontece com a Clube Morena Rosa, o contrato de uma franquia, normalmente, dura por cinco anos. Depois, é preciso elaborar uma renovação, que implica no pagamento de uma taxa para o empreendedor continuar os negócios. Ele é mais baixo do que a taxa de franquia cobrada inicialmente, mas varia de empresa para empresa.

Capital de giro

A maioria das franquias exige que o futuro franqueado apresente um certo capital antes de fechar o contrato. Não é exatamente uma taxa a ser paga imediatamente, mas é um valor que deve estar à disposição do franqueado para que ele possa investir no estoque da loja. Por isso, chama-se capital de giro. Cada marca tem um valor estipulado para sugerir ao candidato.

Montagem da loja

A montagem da loja inclui arquitetura, layout, cores, móveis e outros itens que devem seguir o padrão estipulado pela franquia. No entanto, todos os custos neste sentido são de responsabilidade do franqueado.

A rede, como é o caso da Clube Morena Rosa, se põe à disposição para ajudar na escolha do ponto e montagem dos padrões, mas os valores são arcados pelo investidor.

Imóvel

Independentemente se o empreendedor comprar ou alugar um imóvel para implantar a loja, todos os valores neste sentido são de sua responsabilidade. Assim como os impostos referentes ao salão, como o IPTU. Mais um custo a ser considerado pelo franqueado.

CNPJ

Antes de fechar contrato com a franquia, o empreendedor deve abrir a sua empresa, registrá-la na Junta Comercial do estado para a formalização do negócio e abrir o CNPJ. Esse custo deve entrar para a lista.

Operacionais

Para finalizar, é imprescindível considerar os custos operacionais da nova empresa. Além do aluguel, o franqueado deve considerar as contas de luz e água, Internet, assessoria contábil, consultorias especializadas em assuntos diversos, etc. Lembrando que todos os custos devem entrar detalhadamente no plano financeiro do franqueado, de modo a ter pleno controle e o êxito dos negócios.

Enfim, colocar cada um desses valores na ponta do lápis – ou, melhor, em uma planilha detalhada – é fundamental antes de se tomar uma decisão por determinada marca.

Para além dos custos, lembre-se também de calcular a quantia necessária para que o investidor possa continuar mantendo seu custo de vida até que a franquia comece a gerar lucros. Com tudo isso devidamente calculado, tome a decisão e boa sorte!

Conheça nosso modelo de negócio e entenda quais são os custos a considerar: https://franquia.clubemorenarosa.com.br/seja-um-franqueado