Perguntas e respostas sobre o franchising

jun 16, 2023

O setor oferece segurança e possibilidades reais de crescimento

A Clube Morena Rosa selecionou as perguntas mais frequentes sobre o sistema de franquias. Elas foram feitas por empreendedores interessados na marca antes de se tornarem franqueados. E você pode conferir as respostas a seguir.

Como provar que o franchising é realmente seguro?

Entre tantos outros fatores, talvez o mais importante seja a taxa de “mortalidade” das unidades franqueadas. A própria Associação Brasileira de Franchising (ABF) indica que a taxa é de apenas 5% de negócios encerrados em até dois anos após a abertura. Isso significa que apenas cinco em cada 100 franquias fecham dentro de 24 meses.

E o mais curioso é que, na maioria das vezes, não é pela baixa no faturamento, mas por diversos outros motivos. O índice citado é inferior ao de fechamento das empresas que começaram do zero. Este chega a 23%, segundo o Sebrae.

Por que a mortalidade das franquias é menor?

As franquias não “morrem” facilmente porque vêm de um modelo predefinido de negócio, cuja estrutura já está montada em todos os sentidos. O modo de operação está pronto – testado e aprovado.

Ou seja, o empreendedor investe em um negócio que já anda com as próprias pernas no mercado e uma unidade carrega a boa reputação das demais. Já com relação aos negócios tradicionais, o dono precisa pensar em cada detalhe, sem saber se realmente dará certo. No caso das franquias, os franqueados utilizam o know-how da marca e desfrutam de um plano de negócio consolidado.

As questões financeiras de uma franquia vêm calculadas?

Sim. Aliás, este é um outro ponto que oferece segurança para o empreendedor. Ele saberá de antemão o quanto terá de investir porque a franqueadora deverá apresentar todas as questões financeiras inicialmente já calculadas. Isso porque a rede sabe exatamente o que é necessário para começar uma unidade – todas as taxas.

O objetivo é evitar que o investidor comece um negócio e aplique dinheiro sem saber exatamente o valor que deverá desembolsar. Sabendo de todos os valores, o empreendedor se sente mais seguro para começar.

E as atividades das lojas?

Com relação a isso, a franquia também oferece estrutura previamente estabelecida, com produtos e operações padronizados e aprovados pelo público. Dessa forma, o franqueado não corre o risco de tentar introduzir algo no mercado e não ter sucesso. Ao contrário, no caso de uma franquia, a clientela já conhece o que ela tem a oferecer.

Outra coisa, o atendimento é padronizado e de maneira básica, organizada e eficiente para render lucro. Assim, evita que o dono da loja perca tempo pensando em como atuar perante o público.

Qual é o principal diferencial entre uma franquia e uma loja comum?

Para o investidor, é o suporte que ele terá por parte da rede. Os responsáveis pela marca tendem a auxiliar com a localização do ponto em que será instalada a unidade, realizar treinamentos, fornecer consultoria de campo, marketing, gestão etc. No caso do suporte, não existe um padrão, mesmo porque cada marca tem a sua filosofia e atuação no segmento. No entanto, todas oferecem esse apoio.

A franquia pesquisa o mercado para alicerçar o investidor?

Sim. Mesmo porque as pesquisas mercadológicas são instrumentos usados pelas empresas para melhor compreensão do cenário em que atuam. Dessa forma, a própria franquia pode elaborar ações que corresponderão aos anseios do público.

Podemos dizer então que a franquia é um investimento seguro porque o franqueado apostou em um negócio que passou por todas as fases para êxito, entre elas, pesquisa e consolidação no mercado.

O franchising é caracterizado por ter marcas que sabem exatamente o que o público precisa e o que o empreendedor quer de um negócio. Unindo o útil ao agradável, o setor oferece segurança e possibilidades reais de crescimento.

Não deixe de conhecer o modelo de negócio da Clube Morena Rosa: https://clubemorenarosa.com.br/#seja-um-franqueado