Resultados e expectativas para o segmento de moda – vestuário e acessórios

jul 14, 2023

2023 deverá superar 2019 no volume de vendas!

Sabemos que o mercado da moda, que compreende roupas e acessórios, é vasto e cheio de tendências. Por sua vez, o universo do franchising oferece inúmeras oportunidades a quem quer empreender.

Juntos, estimulam empresários e abastecem o mercado. Quem deseja desbravar esse mundo deve estar munido de todas as informações possíveis para aproveitar ao máximo o que ele tem a oferecer.

Como participante ativa desse segmento, a Clube Morena Rosa colheu informações valiosas sobre o que se pode esperar de 2023, uma vez que logo entraremos no segundo semestre do ano.

Lembrando que quem investe em uma unidade franqueada deve exercitar o poder da observação analítica, de modo a atingir um patamar favorável para a elaboração da gestão e potencialização dos negócios – ainda mais quando o assunto é vestuário e acessórios.

Dados

Uma pesquisa realizada pela Euromonitor International revelou que o mercado da moda está entre os mais promissores de 2023. O estudo prevê um crescimento de 5,6% na cadeia de valor. Um otimismo esperado por quem empreende na área. E esse dado vem acompanhado do fato de que o público está cada vez mais aberto a novidades.

Para se ter outra ideia deste cenário, o IEMI Inteligência de Mercado, que monitora cerca de duas mil empresas da indústria têxtil e do vestuário, divulgou que o setor vem apresentando uma boa recuperação das perdas causadas pela pandemia e, desde o ano passado, não para de melhorar. Para 2023, a expectativa é ainda melhor.

Com relação à produção de roupas, o Brasil chegou a fabricar cerca de 5,6 bilhões de peças em 2022 – o que equivale a 12,6% a mais do que em 2021, quando foram produzidas 4,98 bilhões. Só no primeiro bimestre deste ano, conforme informações do World Economic Forum, o número foi de 7,39 milhões de peças. O volume de vendas poderá alcançar 7,55 bilhões de peças durante o ano todo, superando os resultados de 2019, ano que antecedeu a crise sanitária.

Desafios

Embora o período ainda seja desafiador para o mercado em geral, vale ressaltar que o setor de vestuário e acessórios não para e não deixa a desejar. Isso porque, constantemente, diversas práticas e planos de ações são atualizados para acompanhar as macrotendências. Outra coisa, o setor está sempre antenado aos novos perfis de comportamento do consumidor, de modo a apresentar o que o público pede.

Desse modo, é imprescindível que os investidores estejam sempre dispostos a elaborar análises de performances de vendas para cada categoria a ser apresentada ao público, pois a prática facilita o desempenho da equipe de vendas para que toda experiência de compra do cliente seja fluida.

O setor da moda está sempre apto a definir o target conforme o estilo de vida do consumidor. Por isso, não perde a “vida útil”. Os empreendedores que trabalham com vestuário e acessórios, como os franqueados da Clube Morena Rosa, devem buscar informações como ferramentas para marcar presença de maneira integrada no mercado. Ou seja, o foco deve ser a qualidade do serviço.

Diante de tais dados, projeções e análises, podemos ressaltar que as melhores expectativas caem sobre o franchising e seus nichos de mercado. Isso porque as franquias têm o poder de efetivar os negócios em virtude da segurança que oferecem ao empreendedor.

As possibilidades são inúmeras e a Clube Morena Rosa, com suas unidades franqueadas, está pronta para atender ao público compreendendo os seus sinais, os quais garantem novas adaptações e movimentos.

A franquia está sempre em busca de novas estratégias para agradar o consumidor, manter a saúde dos negócios e, consequentemente, alavancar o poder das vendas. 2023 será um sucesso! E que venha 2024!

Seja um franqueado da Clube Morena Rosa: https://clubemorenarosa.com.br/#seja-um-franqueado